Certificação – Mais um degrau na escada.

Relendo um forum do Guia do Hardware, http://www.guiadohardware.net/comunidade/certificacao/98940/ 

 

Encontrei esta perola,

"…

 03-10-2003 por Quemel
Quem pode responder essa questão com muito precisão e acerto (100%) é o poeta português Fernando Pessoa quando disse que:

"tudo vale a pena, se a alma não for pequena".


A "bolha" da certificação estourou no início de 2003 e como em 2000 está lançado o toque de recolher: boys go home. Traduzindo seria mais ou menos algo como "garotos, de volta aos bancos escolares, de preferência acadêmicos". Assim como existe a industria da recolocação profissional e a das vagas on-line, também existe o da certificação. Os números são astronômicos quando dizem que o sálário de um profissional certificado é superior em 175%. Com a banalização da indústria certificadora, até garoto de 8 anos tira MCP. Esse já nem conta mais, pois na hora de solicitar emprego, você estará competindo com garotos de 8 anos, jovens que nunca tiveram uma experiência com rede e desempregados.

A certificação é válida para os profissionais que já estão num estágio da carreira muito avançado ou que labutam em empresas que esse papel é visto como incentivo e não apenas para se mantere no emprego. O certificado é um complemento importante para o curso de gradução, mas não se encerra nele. Apenas com o certiifcado, você terá uma carreira limitada e data de validade a vencer, pois dificilmente chegará aos níveis de alta gerência (CIO, CSO, etc). Será um saci tecnólógico, entenderá somente daquele produto e ainda sim não é garantia que seja competente nele, apenas que conheçe aspectos dele de forma básica.

…"

Apesar de já se passarem uns pares de anos, a colocação do amigo "Quemel" é valida, hoje temos e por que não dizer somos uns SACIS teológicos, só que ao contrario do original temos tantas pernas e braços que dariam inveja a qualquer Lula ou Polvo Mutante desses de seriados japonês.

Um caminho a seguir é complicado e deveras caro. Uma carreira baseada em certificação demora anos para ser concluída, sem falar das formação clássica acadêmica que também não deve ser esquecida. Espera, tem algo que me esqueci, a sim a Língua Estrangeira, sem dominá-la CIO, o que? é um seriado? baixa no emule?.

  __"tudo vale a pena, se a alma não for pequena".

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: